Atualização 01/06 – Surto de Legionella em Nova Ioque (Bronx) – 24 casos / 2 mortes

Publicado por Fernando H Fonseca em

A agência de saúde da cidade de Nova Iorque nos EUA publicou uma atualização sobre o surto da Doença dos Legionários na cidade. Como eu havia comentado em minha última atualização sobre o caso na semana passada, o número de contaminados e mortes aumentaram, agora são 24 casos e 2 mortes (no dia 26/05 eram 19 e 1 respectivamente). As duas mortes registradas foram de pessoas com mais de 50 anos e com comorbidades, o que corrobora com as estatísticas para essa doença. A agência também divulgou que o número de hospitalizados são 4 no momento.

Esse surto está sendo causado pela espécie Legionella pneumophila. Ainda que várias espécies de Legionella sejam capazes de infeccionar o pulmão humano (tal como a Legionella longbeachae), a L. pneumophila é responsável por mais de 90% dos casos do Mal dos Legionários.

A nota da agência de saúde também informa que as 4 torres de resfriamento que foram identificadas com contaminação por Legionella pneumophila passaram por processo de desinfecção corretiva na semana passada. Ainda não foram informados os resultados das demais análises que foram realizadas em outras torres. Como mencionei anteriormente, se as análises forem de cultura os resultados podem demorar até 20 dias para saírem.

A Legionella é uma bactéria que pode viver em sistemas de água de edificações e indústrias. Ela pode causar pneumonias atípicas com 10 a 20% de fatalidade quando pessoas respiram gotículas de água contaminadas. Por esse motivo, diversos países possuem regulamentos para um gerenciamento de risco adequado dessa bactéria nos sistemas de água. No Brasil, a ABNT 16824 trata sobre o assunto.

Categories: homeNotícias

0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.