Plano de Segurança da Água para Edificações e Industrias – “Water Safety Plan”

Plano de Segurança da Água para Edificações e Indústrias

Logo da Organização Mundial da Saúde

A forma mais eficaz de garantir sistematicamente a segurança de um sistema de abastecimento de água para consumo humano consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até o consumidor.

Guia para a Qualidade da Água para Consumo Humano, Organização Mundial da Saúde (OMS), 3ª edição, 2004.

A SETRI entende os desafios de se manter sistemas de água de edifícios e indústrias seguros para a saúde de colaboradores, usuários, clientes e da comunidade no entorno. Por essa razão, desenvolveu o Plano de Segurança da Água para Edificações e Indústrias (PSAEI) para ajudá-lo nessa difícil tarefa.

Saiba mais

Uma água segura é aquela que não oferece riscos previsíveis para a saúde humana, seja por exposição intencional (por exemplo, ao beber um copo de água), seja por exposição não intencional (como ao respirar gotículas em suspensão no ar provenientes de sistemas de água). Nem sempre os riscos de um sistema de água afetam apenas os usuários diretos desse sistema. Por exemplo, um sistema de resfriamento pode expor ao risco de Legionella pessoas em um raio de 2 km ou até mais, a depender das condições climáticas. 

Os perigos podem surgir em qualquer uma das etapas dos sistemas de água (fonte, tratamento, desinfecção, armazenamento, distribuição e consumo). Esses perigos podem ser de contaminação, amplificação ou concentração dos contaminantes (como corrosão de tubulações ou desenvolvimento microbiológico) e de exposição direta ou indireta das pessoas à água. 

Dessa forma, a segurança da água é alcançada por meio de um gerenciamento ativo e preventivo dos riscos para que eles sejam controlados em níveis considerados adequados pela legislação, requerimentos e normas e guias técnicos.

Para saber mais, confira nosso blog artigos.

Nas últimas décadas, tem crescido a percepção de que o controle da qualidade da água para consumo humano não deve se basear reativamente na verificação automática de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água distribuída. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar para empresas de saneamento a elaboração e implementação de Planos de Segurança da Água. Esses planos devem ser a base para um gerenciamento dos riscos da água potável por meio do método HACCP ou APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), o qual já havia mostrado grande êxito na indústria para a segurança de alimentos.

O Plano de Segurança da Água para Edificações e Indústrias da SETRI utiliza a mesma metodologia proposta pela OMS, mas foi adaptado para avaliar e propor estratégias para gerenciamento e controle de riscos em sistemas de água potáveis e não potáveis em edificações e indústrias.

Continue lendo o texto para saber mais detalhes de como a SETRI pode ajudá-lo a ter uma água mais segura.

Para saber mais sobre o Plano de Segurança da Água, confira:

  • prediais de água fria e quente
  • decorativo (fontes e chafarizes)
  • recreativo (piscinas e spas)
  • reuso
  • resfriamento
  • industrial
  • umidificação de ambientes
  • umidificação de alimentos
  • lubrificação de esteiras
  • fontes alternativas
  • irrigação
  • lavagem e limpeza
  • abordagem preventiva
  • avaliação de perigos e riscos associados a sistemas de água
  • minimização dos riscos da água pelas três vias de exposição humana:
    • ingestão (consumo humano, matéria-prima e água potável)
    • respiração (Legionella)
    • contato com a pele e mucosas
  • Plano de Melhoria e Gerenciamento de Riscos
  • Plano de Validação com base nos riscos potenciais dos sistemas de água existentes
  • cumprimento à legislação (Portaria de Consolidação MS 5/2017 modificada pela Portaria GM/MS 888/2021)
  • inclusão e envolvimento da operação
  • entendimento do processo
  • proteção contra alegação de negligência com a segurança da água
  • maior controle dos sistemas de água
  • retorno sobre investimento (ROI)

O Plano de Segurança da Água para Edificações e Indústrias é uma ferramenta para o gerenciamento preventivo de riscos da água para a saúde humana. Em sistemas de água em edifícios e indústrias, como sistemas prediais de água fria e quente, reuso, de resfriamento, industriais, entre tantos outros, os riscos não estão menos presentes, ainda que a fonte de água seja potável. Todas as etapas dos sistemas podem passar por eventos ou ter condições que possam alterar a água e trazer riscos aos usuários diretos e indiretos dos sistemas. 

O PSAEI é uma ferramenta para o gerenciamento preventivo dos riscos que a água pode causar pelas três vias de exposição:

Perigos associados à ingestão da água podem levar a infecções gastrointestinais, intoxicações e doenças sistêmicas por contaminação físico-química a longo prazo. A via de exposição pode ser direta, como o consumo de água ou higiene bucal, ou indireta, como no consumo de alimentos produzidos ou lavados com água contaminada.

A referência para os perigos por ingestão é o Anexo XX da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde n. 5/2017 alterada pela Portaria MS n 888/2021, guias para qualidade de água potável para consumo humano da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.

A respiração de gotículas de água, quando contaminadas, podem gerar infecções no sistema respiratório, incluindo pulmões. Gotículas de água são produzidas em diversas atividades, como durante o banho, processos de limpeza, em sistemas de resfriamento, industriais, de irrigação, entre vários outros. Os aerossóis de água podem ficar em suspensão no ar por muito tempo e percorrer até quilômetros de distância a depender da fonte de geração. Pneumonias e infecções do trato respiratório superior estão associadas a este tipo de perigo, sendo a bactéria Legionella o principal microrganismo de referência.

Seguimos a norma técnica da ABNT NBR 16824 – Prevenção de legionelose como principal referência para o gerenciamento dos riscos por respiração de aerossóis de água, assim como normas e guias técnicos internacionais. O PSAEI inclui a Avaliação de Risco de Legionella. Para mais detalhes, veja aqui (Avaliação de Risco de Legionella)

A água também pode ser um perigo pelo contato direto ou indireto de contaminantes e microrganismos por meio da pele e mucosas. O PSAEI também avalia os riscos potenciais da água utilizada para banho, sistemas recreativos (como piscinas e spas), entre outros.

A referência segue o Anexo XX da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde n 5/2017 alterada pela Portaria MS n. 888/2021, que define os padrões de qualidade de água para consumo humano (incluindo atividades de higiene). Seguimos igualmente normas e guias técnicos nacionais e internacionais para a gestão de riscos de sistemas recreativos e de lazer.

Com o PSAEI, a SETRI pode ajudar você a cumprir com a legislação brasileira para o padrão de potabilidade (Anexo XX da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde n. 5/2017 alterada pela Portaria MS n. 888/2021), definindo as estratégias preventivas e de verificação para que a água esteja em conformidade. Além do mais, a portaria define (art. 14, inciso X) que o responsável por sistemas de água deve ter uma estratégia de avaliação e gerenciamento de riscos, como o PSA:

X –  [Compete ao responsável por SAA ou SAC] manter avaliação sistemática do SAA ou SAC, sob a perspectiva dos riscos à saúde, com base nos seguintes critérios:

a) ocupação da bacia contribuinte ao manancial;
b) histórico das características das águas;
c) características físicas do sistema;
d) condições de operação e manutenção; e
e) qualidade da água distribuída.

Essa mesma norma também traz a possibilidade, no artigo 50, que o responsável por sistemas de água potável possa requerer mudanças no Plano de Amostragem desde que possua um Plano de Segurança da Água.

Como no PSAEI são avaliados riscos associados à Legionella, o processo também contempla todas as etapas e recomendações da ABNT NBR 16824 – Prevenção de legionelose e utiliza, desde 2012, o método HACCP ou APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Realizamos também o serviço para acompanhamento da implementação e manutenção do plano. Com essa consultoria técnica, auxiliamos você no processo de verificação das ações e do monitoramento do gerenciamento do risco avaliando resultados, aderência interna ao plano, continuidade das ações rotineiras e oferecendo suporte em situações de dificuldade.

Com o PSAEI, a SETRI pode auxiliá-lo a:

  • Identificar e classificar condições que  têm potencial de gerar riscos para a saúde humana (ingestão, respiração e contato com a pele).
  • Avaliar medidas de controle existentes para as condições identificadas.
  • Propor melhorias ao processo (como medidas de controle, monitoramentos e ações).
  • Propor ou revisar estratégias de validação e um plano de amostragem de água.

O serviço se baseia em inspeções de todos os seus sistemas de água e na avaliação da sua operação, gestão e de toda a documentação relacionada (procedimentos, registros, monitoramentos). A inspeção pode ser realizada por uma visita em campo ou remotamente com o uso de ferramentas digitais. Com base nesse levantamento, elaboramos um relatório contendo:

Identificação de eventos ou condições que têm potencial de trazer perigos à água para a saúde humana por meio das três vias de exposição: ingestão (potabilidade), respiração (Legionella) e contato com a pele. Esses perigos são avaliados a partir de uma matriz de riscos. São levantadas todas as estratégias já existentes com potencial para controlar esses eventos e condições.

Todos os sistemas de água existentes com risco previsível para a saúde humana por exposição direta ou indireta são descritos e avaliados, tais como:

  • água para consumo humano (fria e quente);
  • resfriamento (torres de resfriamento e condensadores evaporativos);
  • irrigação;
  • lubrificação de esteiras;
  • limpeza
  • recreativos (piscinas, spas);
  • decorativos (fontes ornamentais);
  • qualquer outro sistema com produção de aerossóis.

Com base na avaliação de risco, o Plano de Melhoria apresenta recomendações para todas as oportunidades de aperfeiçoamento das estratégias existentes de controle da qualidade da água. As ações são classificadas em diferentes prioridades para guiar os esforços e aplicações de recursos. Todas as recomendações são inspiradas nas melhores práticas do mercado, requerimentos internos da sua organização e normas técnicas nacionais e internacionais amplamente aceitas.

É proposto um plano de amostragem que tem o propósito de verificar se as ações do gerenciamento de risco estão sendo efetivas em manter a água segura nos sistemas. Nosso plano de amostragem segue a legislação e normas técnicas aceitas no Brasil, tais como Portaria do Ministério da Saúde n. 888/2021 (potabilidade) e ABNT NBR 16824 (controle de Legionella em sistemas de água).

Visão geral do gerenciamento de risco baseado no Plano de Segurança da Água
Fluxograma com a Visão Geral do Plano de Segurança da Água

A SETRI pode ajudá-lo
a ter uma água mais segura

Um de nossos valores é a observância a preceitos científicos e técnicos e nossa consultoria segue rigorosamente requisitos, guias e normas técnicas nacionais e internacionais, tais como:

Nossa consultoria é flexível o suficiente para incorporar os requisitos específicos de sua organização.

Com experiência em consultoria para segurança da água desde 2008, incorporamos as melhores práticas técnicas utilizadas pelo mercado, atendendo empresas de pequeno, médio e grande porte no Brasil e no exterior.

Por que a SETRI pode auxiliá-lo a controlar os riscos da água:

  • Trabalhamos conjuntamente com organismos e instituições nacionais e internacionais para elaboração e divulgação de normas técnicas, como ABNT, EHEDG, ASHRAE, OMS, entre outros.
  • Dedicamo-nos exclusivamente a consultoria técnica para segurança da água desde 2008.
  • Temos experiência em desenvolvimento de planos de segurança da água no Brasil e no exterior.
  • Desenvolvemos avaliações para os mais variados tipos de edificações e indústrias, como indústrias de alimentos e bebidas, metalúrgicas e siderúrgicas, aeroportos, hotéis e resorts.
  • Realizamos a avaliação de riscos específicos e únicos dos sistemas de água, propondo soluções sob medida.
  • Nossa consultoria é 100% independente.
    • Não comercializamos equipamentos ou produtos químicos para tratamento de água.
    • Não oferecemos serviços laboratoriais.
Nossos planos podem ser utilizados por variados tipos de edifícios:

Para saber mais sobre o Plano de Segurança da Água, confira:

Fale conosco

Entre em contato para saber como podemos ajudá-lo a ter uma água mais segura.

Ao submeter o formulário, você concorda com a nossa política de proteção de dados pessoais.